Desfralde: 6 dicas para facilitar a retirada da fralda do seu filho

Desfralde é um assunto que gera muitas dúvidas, principalmente, em mães de primeira viagem como eu. Mas confesso que tirar a fralda de Pedro durante o dia não foi problema. Complicado está sendo desfraldá-lo à noite. 

 

 

Já para a Jacqueline, mãe do Ian, do Theo e criadora do blog iMommy, aconteceu o contrário. E como sabemos que há muitas mães nessa mesma situação, decidimos compartilhar aqui as nossas experiências. Confira as sete dicas que preparamos para você!

 

 

1 – DEIXE A CRIANÇA IMITAR OS PAIS

 

desfralde

 

Antes de iniciarmos o processo de desfralde, o meu marido e eu deixamos Pedro nos ver no banheiro e explicamos para que servia o penico, o vaso sanitário e quando deveríamos usá-los. Em pouco tempo, ele pediu para fazer como nós. Isso aconteceu quando Pedro tinha dois anos e meio.

 

2 - SÓ DE CUECA

 

desfralde

 

Quando Pedro começou a pedir para ir ao banheiro, saí para comprar cuecas e o levei comigo. Ele achou o máximo ficar “igual ao papai”. A partir daí, passamos a deixá-lo só de cueca em casa, nos fins de semana. Depois, na creche também. Ele só usava fralda no trajeto até lá e não demorou a deixar de usar totalmente durante o dia.

 

3 –  À NOITE, O DESFRALDE É LENTO

 

Pedro já não toma mais mamadeira antes de dormir. Eu pensava que quando isso acontecesse, a quantidade de xixi iria reduzir consideravelmente. De fato diminuiu, mas não a ponto de ele amanhece com a fralda seca. Por isso, decidi esperar um pouco mais. Enquanto isso, ele reforça o hábito de ir ao banheiro antes de deitar e se acostuma com a ideia de dormir com cueca.

 

desfralde

 

4 - RESPEITE O TEMPO DA CRIANÇA

 

A Jacqueline iniciou o desfralde do Ian quando ele completou dois anos e não foi fácil: “confesso que, várias vezes, perdi a paciência (mãe de primeira viagem) ao vê-lo toda hora ensopado. Havia dias em que eu fazia oito trocas de roupa. Foi quando decidi deixar que o “reloginho biológico” dizer a hora certa”, conta a Jacque.

 

desfralde

 

5 – UTILIZE O LÚDICO

 

Quando o Ian completou três aninhos, a coisa fluiu naturalmente, conta a Jacque. E teve uma ajuda super importante: a do livro “O que tem dentro da sua fralda?”, de Guido Von Genechten. Nele, um ratinho curioso decidi ver o que tem na fralda dos amigos animais e, no final, mostra porque a fralda está limpinha.

 

CLIQUE AQUI E VEJA NOSSA INDICAÇÃO DE LIVRO PARA AJUDAR NO DESFRALDE

 

desfralde

 

6 – TORNE O PROCESSO DIVERTIDO

 

A Jacqueline estava grávida do segundo filho, o Theo, e por isso não queria introduzir mais uma novidade na rotina do Ian. Mas foi surpreendida quando ele disse: “mamãe, não quero mais fralda para dormir”. Ela concordou e fez uma brincadeira de meritocracia: nos dias em que ele acordasse com a fralda seca, ganharia uma estrela. Claro que tiveram dias (vários) em que o xixi escapou e ele, todo mocinho, ficava com vergonha até de levantar. Mas a Jacque sempre dizia que estava tudo bem, que isso acontecia mesmo. Com o tempo, o Ian passou a acordar com a fralda seca naturalmente.

 

CLIQUE AQUI E ENTRE PARA O GRUPO DE PAIS ENGAJADOS. RECEBA, GRATUITAMENTE, NOSSO CONTEÚDO

 

 

desfralde

 

Quer saber mais sobre desfralde?

Clique Aqui e leia esse artigo da revista Crescer.

 

Receba o nosso boletim

Ad
Ad