A profissão do seu filho, provavelmente, ainda não existe

Numa recente conversa em família especularam várias profissões para Pedro, meu filho de quatro anos. Com base nas características dele… citaram veterinário, agrônomo, médico. Tamanho foi o espanto quando eu disse: pessoal, provavelmente o trabalho que Pedro vai escolher ainda não existe. Imagino que ele fará algo muito diferente porque as formas de trabalho serão completamente novas.   A minha especulação se baseia, principalmente, em três fatores:   A entrada…

Curso sobre inclusão: feito para professores engajados

O curso sobre inclusão é voltado para professores engajados em fazer a diferença na formação de pessoas. A ideia de criar esse conteúdo surgiu durante as palestras sobre Autismo realizadas pelo Papo de Infância em escolas.     Conteúdo x Curso sobre inclusão   O curso é composto de 14 videoaulas divididas em 3 módulos, que abordam:   MÓDULO 1: O PAPEL DO PROFESSOR   MÓDULO 2: COMO IDENTIFICAR AS DIFERENÇAS   A…

Papo de Infância promove palestras online e gratuitas para professores

As palestras online sobre inclusão foram realizadas de 26 de outubro a 6 de novembro, às 21h. Elas abordaram o desafio do professor em lidar com diferentes diagnósticos em sala de aula. Além disso, debateram que caminhos podem transformar a escola comum numa escola inclusiva.   INCLUSÃO: PEDIDO DOS PRÓPRIOS PROFESSORES No início do ano o site Papo de Infância realizou uma série de reportagens sobre Autismo. Posteriormente, transformou esse…

infância

Infância criativa inspira projeto voltado para imaginação dos pequenos

A infância criativa deixa marcas e aprendizados que vão muito além do que podemos enxergar. A paulistana Graziella Poffo é um exemplo disso. Inspirada pelo ambiente inovador da mãe artesã, confeccionava os próprios brinquedos e fantasias com os irmãos quando era criança.   Essa atmosfera lúdica influenciou a escolha da profissão de designer e, em 2.013, serviu de gatilho para um projeto inovador: transformar desenhos infantis em bonecos de verdade….

Colo de mãe: dor vira projeto para ajudar pais a lidar com a perda do filho

  O quarto já estava arrumado e o berço pronto para receber o pequeno Guilherme antes mesmo dos nove meses de gravidez, relembra a mamãe Larissa. Ela conta que a gestação foi delicada porque aos quatro meses o bebê apresentou dificuldades renais. Guilherme nasceu aos oito meses de gravidez e não resistiu muito tempo: a perda do filho chegou 2h depois, deixando à mãe uma pergunta.   “Por que comigo?…

Leitura e criança: entenda como o adulto pode incentivar essa relação

  As prateleiras das livrarias não param de receber novidades, principalmente, para a leitura do público infantil. Cada nova edição chega mais requintada, com a promessa de ser a ideal para determinada faixa etária, a melhor para ajudar a resolver dificuldades da criança relacionadas a desfralde, birra, falta de apetite e por aí vai.   Mas toda essa variedade, muitas vezes, pode deixar pais e educadores perdidos. Nesse contexto, quais…

Pais no comando e um lema: mamãe fique tranquila, papai quer participar

Homem moderno, novo tipo de pai, paternidade ativa… e por aí vai. São muitos os adjetivos para nomear aqueles que nadam contra a maré numa sociedade em que a maioria dos homens não participa plenamente da criação dos filhos.     Mais uma coisa é certa: nunca tivemos tantos exemplos de homens que, após o nascimento dos filhos, buscam viver a paternidade de maneira mais intensa. Eles também querem compartilhar…

Avós e netos: vínculos afetivos que vão além do que podemos enxergar

Eu não conheci a minha avó materna e convivi pouco com o meu avô por parte de mãe. Mas foi tempo suficiente para que ele me inspirasse a fazer jornalismo. Guardo na memória as imagens dele lendo, principalmente jornal, e do gosto pelo debate de assuntos diversos.   Os meus avós maternos Nizardo e Santilha   Já os meus avós paternos acompanharam e participaram do meu crescimento bem de perto….

Mãe cria espaço para estimular pais e crianças de maneira lúdica e divertida

Visão, audição, toque, olfato, paladar. É através dos cinco sentidos que os bebês percebem o mundo e continuam o aprendizado ao longo da vida. Por isso, é tão importante oferecer estímulos sensoriais desde a gestação e estreitar os vínculos com eles.     Missão que a mãe, educadora perinatal e de primeira infância Marcela Peconick decidiu conduzir num ambiente voltado, exclusivamente, para o desenvolvimento dos pequenos em parceria com outros…

Personal Organizer dá 4 dicas para planejar enxoval e quarto do bebê

Ansiedade é o sentimento que, de maneira geral, melhor define o período da gravidez e a chegada do bebê. E não é à toa. Esperar nove meses pela chegada do novo membro que mudará de vez a vida da família deixa qualquer casal na expectativa mesmo.     Mas com informação e planejamento é possível amenizar a tensão e os imprevistos. À medida que a data do parto se aproxima…

Receba o nosso boletim

Ad
Ad