leite

Banco de Leite Humano: por que é importante ter um na sua cidade

“Eu tinha tanto leite, que amamentava a minha filha e jogava o excedente fora”, relembra Simone Brites 24 anos após a primeira gravidez. Comportamento que mudou nas próximas três gestações, após descobrir que a cidade onde morava (Cachoeiro de Itapemirim – ES), tinha Banco de Leite Humano. Simone passou, então, a doar 1 litro de leite por dia. Uma das filhas dela chegou a se beneficiar do Banco de Leite…

Profissão pai e mãe: quanto você se preparou para ela?

Passei boa parte da vida na escola me preparando para o mercado de trabalho. Virei professora, jornalista, entusiasta do empreendedorismo digital. Mas até a chegada do meu primeiro filho, em 2013, nunca havia pensado em estudar para a profissão mais importante da vida: a de mãe.    A CHEGADA DO NOVO MEMBRO     Apesar de planejada, a maternidade chegou no piloto automático. Achava que, instintivamente, teria respostas para os…

As lições da vovó mecânica com entusiasmo de criança

Entusiasmo de criança e disposição de adolescente numa figura de 77 anos de idade. Essa é a vovó Bernardina, que atualmente mora em Macaé (RJ), tem três filhos, netos, bisnetos e uma história que merece ser contada no dia em homenagem aos avós. Afinal, ela se autodenomina a mecânica mais antiga do Brasil em exercício e não pensa em parar tão cedo. De onde vem tanta energia? É o que…

assuntos difíceis

Assuntos Difíceis: 4 dicas para conversar sobre eles com criança

Nenhum pai ou mãe escapa daqueles assuntos difíceis de conversar com criança. Aqui em casa, já fomos questionados pelo nosso filho de quatro anos sobre:     Por que o papai do céu deixa algumas pessoas terem filho e outras não?   Como o irmãozinho entra na barriga da mãe?   Por que São Pedro deixa cair tanta água do céu?   Todos morrem e nascem de novo?   Quando…

Segunda língua: crianças têm mais facilidade de aprender com menos esforço

Que criança tem facilidade de aprender qualquer coisa, não há como negar. Por isso os seis primeiros anos de vida, que fazem parte da Primeira Infância, são ideais para uma série de estímulos. Entre eles, o de incentivar a aprendizagem da segunda língua.     Por que ensinar Segunda Língua nos primeiros anos   Nesse período a criança não questiona, apenas reproduz o que vê e ouve. Por isso, aprende…

educação ambiental

Meio Ambiente: atitudes simples que ajudam a preservar a natureza

Sempre que vejo alguém jogando lixo na rua, me pergunto como a pessoa não pensa nas consequências desse ato para o meio ambiente. O que vai para o chão não interfere, apenas, na aparência do lugar. Também pode atrair bichos e insetos, permitir o desenvolvimento de larvas quando acumula água, poluir rios, entupir galerias de águas pluviais e bueiros. Aí, quando chove, a água não tem por onde escoar. E…

Inteligência Artificial e seus impactos na educação

Robôs já são responsáveis por reportagens econômicas e de outras editorias em grandes jornais do mundo. A inteligência artificial também avança a passos largos em setores como os da indústria, saúde e mercado financeiro.     O mesmo se repete na érea da educação de vários países. No Brasil, no entanto, essa iniciativa ainda acontece de maneira tímida. Num país que não oferece, sequer, educação básica de qualidade a boa parte…

gravidez

Gravidez precoce: o que muda quando a maternidade chega sem planejamento

Ser mãe é algo divino. É uma experiência capaz de mudar a forma de enxergar a nós próprias e também a vida. E tudo isso pode ser potencializado quando a gravidez chega de forma inesperada, sem planejamento. Algo comum no Brasil segundo a Organização Mundial da Saúde, que revela: aqui nascem 68,4 bebês de mães adolescentes a cada mil meninas com idades entre 15 a 19 anos. Índice acima da…

tecnologia

Tecnologia na infância: quando introduzir e qual o limite?

Parece que os bebês de hoje já chegam sabendo usar a tecnologia, é ou não é? Pensamento que não está muito fora da realidade. As crianças nascidas a partir de 2010, conhecidas como a geração Alpha são mesmo consideradas muito mais independentes do que as de outras gerações. Em parte, porque elas encontram um mundo muito mais tecnológico e, portanto, com mais estímulo. Quando usada com responsabilidade e a supervisão, a…

Pais Controladores: o impacto desse tipo de excesso na vida dos filhos

O café e o pão, já com manteiga, estavam sempre à mesa quando o filho acordava. Na hora do almoço, era a mãe que também colocava a comida no prato. Ao sair de casa, mais uma escolha da mãe: a roupa que o menino iria usar. Esse comportamento, que se estendeu até a vida adulta, pode parecer apenas cuidado num primeiro momento. Mas revela características de pais que assumem o…

Receba o nosso boletim

Ad
Ad