Série de reportagem sobre autismo vira palestra para professores

“Se você quiser saber sobre autismo, pergunte a quem convive com ele”. Essa frase é da sensível Júlia Bezerra, uma jovem que se autodescobriu autista aos 15 anos de idade.

 

Diagnóstico que para a Mariliza, mãe da Alice, de seis anos, chegou em doses homeopáticas e foi encarado com muita sabedoria.

 

Recentemente Mariliza e Júlia acompanharam o Papo de Infância em uma nova oportunidade de falar sobre o autismo: uma palestra para professores, realizada na escola de educação infantil Primeiros Passos, em Macaé (RJ).

 

Parceria: eu (de azul), Mariliza e Júlia

 

PEDIDO DOS LEITORES

 

A ideia de falar sobre autismo no site Papo de Infância surgiu com uma reportagem, evoluiu para uma série de 5 matérias e agora segue em formato de palestra. Esse aprimoramento é resultado da interação com os leitores, muitos da área de educação, que informaram precisar de mais conteúdo e orientação sobre esse tema.

 

A escola Primeiros Passos foi a primeira parceira do Papo de Infância também nesse novo formato. Ela abriu as portas para nos receber no 6º Encontro de Capacitação Continuada 2017, cujo tema foi "Diferença não é Deficiência".

 

Nessa oportunidade, estudamos os fundamentos e princípios que orientam a educação inclusiva, fazendo o percurso histórico da evolução do direito até a evolução do conhecimento para chegarmos à inclusão. A palestra do Papo de Infância colaborou para enriquecer o nosso debate e nos indicar novas formas de atuação”, disse a coordenadora pedagógica da escola Júnia Mara Alves.

 

 

AUTISMO E PALESTRA

 

A palestra relaciona autismo e escola por meio dos seguintes tópicos:

 

  • Escola e Autismo
  • Legislação e material pedagógico
  • Pais e Diagnóstico
  • Sintomas e Tratamento
  • Medicina e Autismo

 

Durante a apresentação há interações com a Mariliza (mãe de uma criança autista na educação infantil) e com a Júlia (que já passou pelos ensinos fundamental e médio).

 

Para a diretora da escola, Hellen Beatriz Carvalho, “a partilha de conhecimento contribuiu para ampliar e enriquecer a visão dos professores sobre o autismo, impactando na atuação em sala de aula”. 

 

 

NOVOS ENCONTROS

 

Se você faz parte de algum grupo de pais ou é professor e deseja receber a palestra sobre autismo do Papo de Infância, CLIQUE AQUI e entre em contato. Será mais uma chance de levarmos conteúdo de qualidade e trocarmos informações importantes sobre um tema que ainda precisa ser muito debatido.

Receba o nosso boletim

Ad
Ad