Cavalos como aliados no tratamento do autismo

equoterapiaA aparência imponente desse grandalhão pode até impor um certo medinho. Mas não se engane: apesar do porte... o cavalo é um animal dócil e afetuoso. Durante a equoterapia, é capaz de trazer uma série de benefícios para pessoas com autismo e outros tipos de transtornos. De volta em volta em cima dele é possível melhorar, por exemplo:

 

  • Interação
  • Toque
  • Ritmo
  • Equilíbrio
  • Postura
  • Atenção
  • Humor
  • Autoestima
  • Afetividade

 

equoterapia

 

A fisioterapeuta Mariane Peres explica porque tudo isso acontece. "Os movimentos que o ser humano realiza quando está em cima do cavalo “estimulam a atividade cerebral, resultando na adequação sensorial e na aquisição de consciência corporal. Dessa forma, o cavalo ajuda a desenvolver e modificar atitudes e comportamentos de forma gradativa. Também colabora para inúmeras outras intervenções”, destaca ela.

 

equoterapia

 

Por esses motivos, uma das terapias recomendadas para autistas é a equoterapia: método que utiliza o cavalo como forma de tratamento dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar. Esse trabalho envolve as áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial.

 

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSAS SUGESTÕES DE LIVROS SOBRE AUTISMO

 

BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA PARA AUTISTAS

 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta de forma significativa a capacidade de interação social, as habilidades de comunicação, sensibilidade sensorial, os interesses restritos. Além disso, pode vir associada à deficiência intelectual e dificuldades de coordenação motora, entre outras.

 

equoterapia

 

A fisioterapeuta Mariane Peres diz que “a vantagem da equoterapia, nesses casos, é facilitar a socialização através do contato e do vínculo prazeroso com o cavalo, os terapeutas, os outros pacientes e a sociedade, de forma geral. Além disso, como a equoterapia é realizada ao ar livre, na maioria das vezes, torna-se uma atividade lúdica e prazerosa. O que aumenta o interesse e a participação das crianças, potencializando os resultados”. Entre os ganhos motores, estão os ajustes tônicos posturais que o paciente realiza quando está sobre o cavalo, em função do movimento tridimensional que o animal de trote possui.

equoterapia

 

AS SESSÕES DE EQUOTERAPIA

 

Geralmente as sessões são realizadas uma vez por semana, com duração média de 30 minutos, tendo em vista que os estímulos continuam após o término da atividade. Os atendimentos são individualizados e as atividades variam de acordo com a proposta terapêutica. A empresa Hiporte, localizada no município de Floriano Porto Real – região sul do Estado do RJ - presta serviço de equoterapia e equitação terapêutica há mais de dez anos.

 

equoterapia

 

Atualmente, a Hiporte tem 60 pacientes. Desse total, 26 são autistas. A fisioterapeuta Mariane Peres, que também é uma das coordenadoras desse trabalho, alerta que a sintonia entre família, outras terapias e a escola é fundamental para o bom desenvolvimento do paciente. Ela destaca, ainda, que as empresas prestadoras desse serviço também precisam ser persistentes. É que por tratar-se de um animal que precisa de espaço e tratamento específicos o custo da terapia aumenta e, por isso, não se sustenta sem o apoio do poder público.

 

equoterapia