Sempre que vejo alguém jogando lixo na rua, me pergunto como a pessoa não pensa nas consequências desse ato para o meio ambiente. O que vai para o chão não interfere, apenas, na aparência do lugar. Também pode atrair bichos e insetos, permitir o desenvolvimento de larvas quando acumula água, poluir rios, entupir galerias de águas pluviais e bueiros. Aí, quando chove, a água não tem por onde escoar. E a própria pessoa que descartou o lixo pode ser prejudicada. Isso sem falar no tempo que cada material leva para se decompor na natureza.
Talvez a estratégia mais eficaz para evitar comportamentos como esse seja iniciar a educação ambiental na infância, dentro de casa. Mas e quando a família não dá bom exemplo? Aí... só resta torcer para que a escola consiga ocupar essa lacuna e obter êxito na missão de conscientizar.
Educação Ambiental Aqui em Casa
Fui criada na área rural de Campos dos Goytacazes. Por isso, o meio ambiente sempre fez parte do meu cotidiano e, consequentemente, o respeito a ele. Valores que são transmitidos aos meus filhos e potencializados pelos avós. Pedro, o meu filho mais velho, é apaixonado pelo ambiente rural e tem um grande cuidado com os bichos, principalmente os bois. Parte dos brinquedos dele retrata isso. O meu marido e eu acreditamos que incentivar o gosto dos meninos pelos animais, mesmo sem ter um em casa, é uma forma de ensinar a respeitar a natureza.
Os ensinamentos de um plantio “inocente”
Envolver a criança no plantio de um simples canteiro proporciona benefícios que vão além da questão ambiental. Entre eles, estão:
- Melhoria da qualidade do ar
- Aprender o manejo da terra
- Respeito à natureza
- Noção de paciência (já que existe tempo de plantar e colher)
- Estímulo aos sentidos
- Percepção espacial
- Bons momentos em família
Ter bons hábitos é cuidar do meio ambiente
Ensinar a criança desde novinha a importância de juntar e guardar o lixo para descartá-lo em local adequado é essencial. Outros bons exemplos em casa podem ser o consumo consciente de água na hora do banho, de escovar os dentes, de limpar a casa. Afinal, a água não é inesgotável e precisamos evitar o desperdício. O mesmo deve ser feito em relação à energia, apagando as luzes de ambientes vazios, por exemplo. E que tal deixar o carro de lado quando for possível usar a bicicleta, o transporte coletivo ou ir a pé até o destino? Afinal, emitir menos combustível no ar ajuda a amenizar o aquecimento global e poluir a atmosfera. Consciência que devemos estimular.
Outras Dicas do Papo de Infância
Faça parte do grupo de pais interessados em aprender mais sobre infância e criação dos filhos. Clique no link abaixo e se cadastre para receber, gratuitamente, nosso boletim quinzenal com dicas incríveis.
CLIQUE AQUI E ENTRE PARA O GRUPO DE PAIS ENGAJADOS. RECEBA, GRATUITAMENTE, NOSSO CONTEÚDO