Desenvolvimento Infantil

Desenvolvimento Infantil – 0 a 3 Meses

Desenvolvimento Infantil – 0 a 3 Meses

No primeiro ano de vida o cérebro do bebê cresce e experimenta o mundo por meio dos sentidos. São eles que lhe permitirão aprender, mas a estimulação exterior é imprescindível.

Aprender, no primeiro ano, não é fácil porque o corpo e as competências cognitivas ainda estão em desenvolvimento. Os sons e as cores ainda podem parecer confusos.

O amadurecimento infantil é determinado por comandos neurais, onde cada bebê terá seu período de desenvolvimento, dentro das faixas de desenvoltura de cada habilidade.

Nos primeiros 30 dias de vida o bebê ainda não possui controle completo sob a musculatura ocular, o que torna sua visão reduzida, isso também se dá porque durante a gestação esse sentido não foi exigido. O alcance da visão no recém-nascido pode chegar a 30 centímetros em média, sendo as imagens ainda desfocadas.

Após os primeiros seis meses de vida, a visão do bebê já estará com sua formação próxima a de um adulto.

Em relação a função auditiva dos bebês, devido seu desenvolvimento ocorrer já dentro do útero materno em torno do 5º mês de gestação, ela já estará em funcionamento por completo após o nascimento do bebê.

Sendo assim, ainda dentro da barriga da mamãe, o bebê ouve os movimentos dos órgãos internos da mãe, como também os sons externos.

Devido a essa formação auditiva se iniciar ainda na gestação é que os recém-nascidos reconhecem a voz da mãe e após os primeiros 20 a 30 dias de vida, já conseguem emitir grunhidos e movimentarem sua cabeça na direção do som emitido.

A partir do segundo mês de vida, o bebê desenvolve o chamado “sorriso social” que indica que o desenvolvimento afetivo e psíquico vem ocorrendo corretamente.

Nesse período a musculatura da região do pescoço já começa a ter mais avanços, e o bebê começa a querer levantar o queixo e virar o rosto de lado.

Em geral, nesta fase o domínio sob os movimentos é ampliado, trazendo ao corpo mais rigidez e menos movimentações involuntárias.

Em relação a visão, o bebê começa a fixar e acompanhar as movimentações de objetos e das pessoas com mais clareza, além de conseguir ver detalhes nos rostos. Já pode conseguir reconhecer pessoas de convivência próxima.

A partir dos 3 meses de vida o bebê já começa a reconhecer o mundo, desenvolvendo habilidades de exploração e reconhecimento.

É nessa faseque eles começam a morder a própria mão e tentar levar objetos à boca.

O controle motor de tronco e pescoço já está mais desenvolvido e o bebê começa a reconhecer e puxar os pés.

Os três primeiros meses de vida de um bebê são fundamentais para criação de vínculo e adaptação da família ao novo membro e nova rotina.

Amanhã colocaremos aqui dicas de atividades para serem feitas com bebês de 0 a 3 meses. Não percam!

Acompanhe nossas redes sociais para receber novidades!

Share this article :
Facebook
Twitter
LinkedIn